Backpacking Two

Ida e entrada na França

2 Comentários

A primeira vez que viajei de avião sozinha foi em 01 de junho de 2011 para a França. O Breno estava estudando e morando lá e, no final do ano letivo, fui encontrá-lo para fazermos um mochilão pela Europa.

Saí de Uberlândia-MG (Brasil) às 13:15h, fiz escala em São Paulo-SP (Brasil) e cheguei à Paris (França) às 11:35h, no horário local.

Peguei o avião no mesmo dia do voo da Air France que caíra dois anos antes, o que deixou minha mãe bastante preocupada. Mas, quais eram as chances de cair novamente, no mesmo dia, só mudando o ano? Praticamente nenhuma! 😀

Tanto é que os voos foram tranquilos, sem qualquer imprevisto ou atraso.

O problema começou quando cheguei ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

Chegamos e o local em que a aeronave iria pousar estava ocupado. Acabamos pousando bem longe do nosso local de desembarque, para o qual fomos de ônibus, demorando uns 20 minutos para chegarmos ao local em questão.

Assim que descemos do ônibus, nos levaram para uma salinha e nos deixaram esperando. Eu e todos os outros passageiros ficamos sem entender nada, só vendo a agitação dos funcionários.

Depois de algum tempo, tomei coragem para usar meu francês e perguntar o que estava acontecendo. Descobri que algum dos passageiros tinha esquecido/deixado uma mala dentro do avião e suspeitavam que era uma bomba. Só iriam nos liberar até terem certeza que não era. Fiquei bastante preocupada, já que o Breno estava me esperando e não teria como dar notícias. Aguardamos mais ou menos uma hora e nos liberaram para passar pela imigração.

No local da imigração notei que os ânimos ainda estavam alterados, com muita movimentação de funcionários; até o exército estava por lá! Achei estranho, mas fazer o que?

Chegou minha vez. Falei bom dia. O agente da imigração nem retribuiu e já foi fazendo um zilhão de perguntas. Como meu francês não é muito bom, educadamente, perguntei se ele poderia falar em inglês comigo. Ao que ele respondeu: “− Não. Será em francês.” 😮 E se eu não falasse francês, como seria? Achei um absurdo, mas não tinha escolha.

Lá fui eu responder às zilhares de perguntas: o que eu iria fazer na França, se tinha seguro viagem, quanto tempo iria ficar, onde iria ficar, se tinha alguém me esperando, quanto eu levava em dinheiro em espécie e outras mais que eu não lembro. Minha sorte é que tinha tudo documentado em papel e fui procurando e mostrando. O dinheiro ele me fez mostrar tudo o que eu trazia em espécie, o que eu trazia no Visa Travel Money e ainda me fez mostrar meu cartão de crédito internacional. ¬¬

Pelo que vi, eu fui a única submetida a todo esse interrogatório e era a única que tinha sobrado na imigração. :/

Quando eu achava que ele iria me levar pra outra salinha para ser mais interrogada ou até mesmo deportada, ele simplesmente pegou meu passaporte, carimbou minha entrada e me disse: “− Pode ir.”

Uhuull! Alívio! 😆 Agradeci e fui direto pra esteira das malas. Lá de longe vi minha mala vermelha, rolando na esteira, sozinha. Caiu até uma lágrima meio sem sentimento definido.

Não tinha mais nenhum passageiro no aeroporto pra eu seguir o fluxo e achei a saída pelas placas. Assim que a porta se abriu esperava encontrar o Breno, logo na saída, me esperando saudoso. Nada dele. Dei uma olhadinha pros lados e o vi sentado mexendo no celular. Na mesma hora ele já olhou na minha direção e nos encontramos, depois de 10 meses longe.

Acabou que o Breno esperou tanto, umas 02 horas após o horário que marcamos, que desistiu de ficar em pé. Até as flores que ele levou pra mim já estavam murchas… mas lindas!

Depois do sufoco da imigração parecia um sonho vê-lo novamente! Nessa hora sim eu chorei, mas foi de alegria!

Anúncios

Autor: Wanessa

advogada, 30 anos, apaixonada por viajar, com, no momento, 22 países guardados na memória e no coração.

2 pensamentos sobre “Ida e entrada na França

  1. Pingback: Histórias de Imigração: França | Backpacking Two

  2. Pingback: A volta da França para o Brasil | Backpacking Two

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s