Backpacking Two

15 dicas de como se comportar ao se hospedar na casa dos outros

Deixe um comentário

Uma das coisas que mais encarecem viagens são as hospedagens. Gasta-se, em média, 1/3 de todo o orçamento com elas. Então, se quiser economizar e tiver oportunidade, hospede-se na casa de pessoas da família, amigos, ou até mesmo desconhecidos, como é o caso do Couchsurfing.

Nós, sinceramente, quase nunca nos hospedamos de graça na casa de pessoas por conta dos nossos horários incomuns (trocamos o dia pela noite). Mas, quando realmente temos que economizar ou não temos dinheiro, damos um jeito nas nossas manias e nos hospedamos na casa dos outros.

Casa de um grande amigo onde nos hospedamos em Rodewisch, na Alemanha (jun. 2011).

E, para não incomodarmos, passarmos vergonha ou constrangimentos, seguimos algumas regrinhas quando utilizamos desse meio de hospedagem, regrinhas essas que resolvemos compartilhar como dicas para quem se interessar:

1) Assim que tiver oportunidade, de preferência antes de chegar, deixe bem claro a(s) sua(s) mania(s) que não consegue controlar que possa(m) incomodar e pergunte se há algum problema nela(s). Se houver, garanta que tentará ao máximo melhorá-la(s) durante a sua estada.

2) Assim que tiver oportunidade, de preferência antes de chegar, pergunte se há alguma(s) regra(s) aplicada(a) na casa e que você tenha que seguir.

3) Siga a(s) regra(s) se houver(em).

4) Se sujou, limpe.

5) Se desarrumou, arrume.

6) Se estragou ou quebrou, peça desculpas encarecidamente e conserte, ou mande consertar. Se não tiver como consertar, peça desculpas encarecidamente e compre outro. Se não tiver como comprar outro, peça desculpas encarecidamente e pergunte à pessoa uma forma de reparar os danos. Se não tiver como reparar os danos, peça desculpas encarecidamente e chore. Hehehe!

7) Se vai comprar algo para comer ou beber na casa, compre em quantidade suficiente para todos.

8) Não deixe nada espalhado/esparramado no local onde for dormir ou pela casa.

9) Arrume o seu local de dormir todos os dias.

10) Não fique enfurnado(a) no local de dormir quando estiver na casa. Se a pessoa te convidou (ou aceitou o seu autoconvite!) para passar um tempo ali, na maioria das vezes, é porque ela preza a sua companhia.

11) Ofereça ajuda sempre que perceber que pode ajudar. Se ver que não haverá problema, ajude sem oferecer.

12) Não desperdice nada, principalmente água e energia, pois sabemos o quanto isso é caro.

13) Seja sempre educado e afável com todos.

14) Agrade. Alguns exemplos: dê alguma lembrança em agradecimento à estadia; se sabe cozinhar, compre os ingredientes e faça uma refeição para todos; se tem alguma habilidade artística, faça algo e dê de presente. As ideias são inúmeras, use a imaginação!

15) Adapte-se. Afinal, você não está na sua casa!

Seguindo essas dicas, temos certeza que a sua estada será bem mais agradável e prazerosa para ambos os lados! 😀


Nota: Lendo as dicas em uma lista parece cansativo, mas acreditamos que você, caro leitor, não terá problemas, pois inconscientemente já pratica tudo isso no dia-a-dia de convivência com as pessoas. 🙂


Foto: Arquivo pessoal.

Anúncios

Autor: Backpacking Two

Nos conhecemos em junho de 2006, começamos a namorar em agosto de 2006 e nos casamos em agosto de 2014. Apesar de nossas grandes diferenças, sempre partilhamos o amor por viajar e conhecer lugares novos. Juntos, já conhecemos mais de 20 países. Quem somos: BRENO, psicólogo, 30 anos, 27 países guardados na memória e no coração. WANESSA, advogada, 30 anos, 22 países guardados na memória e no coração. Nosso último grande mochilão foi pelo Sudeste Asiático com duração de 18 de novembro de 2014 a 12 de setembro de 2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s