Backpacking Two

Uma tarde em Puerto Quijarro, Bolívia

1 comentário

Puerto Quijarro é uma das cidades da Bolívia que fazem fronteira com o Brasil na divisa com Corumbá-MT. É uma cidade muito pequena, paupérrima, com pouca infraestrutura, um tanto quanto empoeirada devido as ruas de terra e quentíssima.

Como estávamos viajando de ônibus do Brasil para a Bolívia, Puerto Quijarro era a cidade onde teríamos que pegar o ônibus rumo à Santa Cruz de La Sierra, a primeira cidade que dormiríamos na Bolívia.

Assim, no dia 20 de dezembro de 2013, após atravessarmos as fronteiras a pé, já em terras bolivianas, pegamos o primeiro taxi que encontramos (pelo preço de R$10,00, o que achamos muito barato e nem lembramos de pechinchar e só depois descobrimos que foi caro) e fomos direto pra um galpão com guichês de vendas de bilhetes de ônibus, abarrotado de gente, mais conhecido como Rodoviária de Puerto Quijarro,

Como já tínhamos comprado antecipadamente as passagens para Santa Cruz de La Sierra e o ônibus só sairia dentro de 04 horas, deixamos nossas mochilas no guichê da companhia e fomos conhecer um pouco da cidade a pé.

Sabíamos que havia um Shopping China lá e, conforme andávamos, fomos nos informando onde era, pois queríamos comprar uma bateria extra pra câmera fotográfica. Após muito andarmos embaixo de um sol escaldante e na poeira, chegamos. Estava fechado. O comércio na Bolívia fecha as 17:30h e chegamos uns 10 minutos depois. Nem acreditei que andei tanto, rumo a um lado da cidade que não havia nada, atoa. :/

Voltamos pro Centro da cidade morrendo de sede. O Breno queria tomar uma cerveja gelada e custamos a achar um lugar que vendia. Eu me contentei com água mesmo. Daí, andamos mais um pouco pela cidade procurando um local para comermos que não parecesse tão sujo. Até que achamos um restaurante legalzinho um pouco longe da muvuca, no qual comemos bem e barato.

Restaurante que não lembramos o nome, mas que comemos muito bem! (Puerto Quijarro, dez. 2014)

Restaurante que não lembramos o nome, mas que comemos muito bem! (Puerto Quijarro, dez. 2014)

Quando terminamos de comer estava bem escuro, não tinha mais nada pra fazer, nem gente direito havia nas ruas e voltamos pra rodoviária… pra passar calor.

Achamos umas cadeiras e ficamos sentados mais ou menos uma hora até o ônibus sair. Às vezes pingava alguma coisa do teto. Prefiro achar que era água, mas tenho quase certeza que era calor condensado. Hahahaha!

Passamos tanto calor na cidade que nem lembramos de tirar fotos. 😦 Só sei que pra lá, pra ficar mais do que uma hora, eu não quero voltar tão cedo! 😛


Foto: Arquivo pessoal.

Anúncios

Autor: Wanessa

advogada, 30 anos, apaixonada por viajar, com, no momento, 22 países guardados na memória e no coração.

Um pensamento sobre “Uma tarde em Puerto Quijarro, Bolívia

  1. Pingback: Santa Cruz de La Sierra, Bolívia | Backpacking Two

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s