Backpacking Two

12 coisas que não se deve fazer ao visitar a Tailândia

1 comentário

A Tailândia é um país com costumes, tradições e leis bem diferentes do Brasil.

Assim, se for visitar tal país…

… nunca aponte o pé para alguma estátua do Buda, para monges ou para qualquer tailandês.

Na cultura Tailandesa os pés são considerados impuros e a pior parte do corpo humano. Portanto, é considerado uma ofensa apontar o pé para alguma estátua do Buda, para monges ou para qualquer tailandês.

… nunca mostre o solado do pé para imagens do Buda ou para outras pessoas, ou pegue/puxe algo com o pé.

Pelo fato dos pés serem considerados impuros e a pior parte do corpo humano.

Foto 01

Em frente a imagens do Buda, sente-se com os pés virados para traz (Foto: Wat Pho, Bangkok, Tailândia, dez. 2014).

… nunca entre calçado nos lugares, principalmente os sagrados que contenham imagens do Buda.

Se os pés são impuros, imagina os sapatos? Assim, é costume e regra tailandesa tirar os sapatos para entrar nos lugares, principalmente os sagrados que contenham imagens do Buda. Essa regra não é tão forte em lugares muito frequentados por turistas (ex.: restaurantes, no quarto do hotel), mas, na dúvida, é melhor entrar com os pés descalços, ou, no máximo, com meias.

Local destinado a colocar os sapatos no Wat Rong Khun: O Templo Branco, Chiang Rai, Tailândia (dez. 2014).

… nunca afague ou toque algum tailandês, principalmente se for criança, na cabeça.

A cabeça é a ligação com o divino e a sede da alma. Dessa forma, nunca afague ou nem mesmo toque algum tailandês, principalmente se for criança, na cabeça. Se isso acontecer, deve-se pedir desculpas educada e sinceramente.

… nunca vista roupas que mostrem os ombros e cotovelos ou roupas coladas e decotadas para visitar locais sagrados.

Os templos na Tailândia são lugares sagrados e de respeito, obviamente. Portanto, em qualquer visita, deve-se vestir apropriadamente, com roupas que cubram os joelhos e os ombros. Não são permitidas roupas decotadas ou coladas no corpo. Essa regra é mais cobrada em grandes templos, mais turísticos, mas também deve ser observada em templos menos conhecidos para evitar constrangimento, se não o seu, ao menos dos monges e frequentadores.

Foto 03

Roupas apropriadas para visitar as Ruínas do Wat Mahathat em Ayutthaya, Tailândia (dez. 2014).

… nunca tire foto em que você fique em posição acima da cabeça de uma imagem do Buda.

As imagens do Buda devem ser respeitadas e veneradas, portanto, não é permitido tirar fotos em que o Buda fique abaixo das pessoas.

Foto 04

Cabeça do Buda nas Raízes da Árvore, Wat Mahathat, Ayutthaya, Tailândia. Como a imagem do Buda fica quase no chão, deve-se agachar ao posar para a foto (dez. 2014).

… se você for mulher, nunca toque ou fique perto de monges e seus pertences fora de hora.

As mulheres não podem tocar ou ficar perto de monges e nem de seus pertences. Se alguma mulher quiser dar algo para um monge, deve ser em horários específicos para isso.

Ritual matinal dos monges para angariar comida, Bangkok, Tailândia. Uma das ocasiões em que mulheres podem ficar perto dos monges (nov. 2014).

… nunca sente nos lugares destinados aos monges em transportes públicos, principalmente se você for mulher.

Todos os transportes públicos têm lugares especialmente destinados aos monges. Portanto, principalmente se você for mulher, nunca sente nesses lugares, mesmo se forem os únicos disponíveis e não houver nenhum monge dentro da condução.

… nunca demonstre afeto extremo em público.

Os tailandeses se sentem ofendidos com demonstrações de afeto em público. Portanto, em locais públicos, no máximo, pegue na mão do companheiro(a).

… nunca coma, aperte as mãos de alguém ou pegue alguma coisa com a mão esquerda.

Deve-se comer, apertar as mãos ou pegar as coisas sempre com a mão direita, pois a esquerda é considerada impura, já que é usada para higiene íntima.

… nunca acene/chame um tailandês com a palma da mão virada para cima.

Sempre acene/chame um tailandês com a palma da mão virada pra baixo, pois, com a palma da mão virada para cima é um sinal de ofensa, como se estivesse “chamando para briga”.

… nunca desrespeite a Realeza.

A Tailândia é uma monarquia e, principalmente, o Rei e a Rainha são extremamente venerados, sendo que qualquer pessoa que desrespeitar a Realeza é punida com pena de prisão. Isso também se aplica ao dinheiro da Tailândia que tem imagens do Rei estampadas em todas as notas e moedas. Portanto, rasgar, depredar ou pisar em notas e moedas é considerado um desrespeito e um crime, passível de punição.

Notas de bahts, a moeda da Tailândia (nov. 2014).

Seguindo tais conselhos, acreditamos que você não terá grandes problemas, especialmente com o povo, ao visitar a Tailândia.

Por fim, nunca é demais lembrar que todo turista deve sempre ter em mente que é um visitante no país e, por mais que os costumes, tradições e leis sejam difíceis de aceitar ou compreender, devem ser, no mínimo, tratadas com o devido respeito.


Foto de capa: Grand Palace, Bangkok, Tailândia (dez. 2014).


Fotos: Arquivo pessoal.


Gostou do post? Tem algo a acrescentar? Interaja conosco através dos comentários! Será um prazer!

Gostou do blog e vai viajar? Clique aqui, reserve sua hospedagem através do Booking e, de quebra, nos ajude à mantê-lo! Fazendo sua reserva pelo link nós receberemos uma pequena comissão, mas você não pagará nada a mais por isso!

Quer que mais pessoas leiam o que escrevemos? Compartilhe o post através dos botões de compartilhamento logo abaixo.

Ainda, siga-nos no Instagram (@backpackingtwo) e no Facebook (/backpackingtwo) e acompanhe o que estamos fazendo no momento!

Por fim, caso queira ficar por dentro das últimas atualizações do blog em tempo real, inscreva-se no nosso feed (acima do logo da RBBV). 😀

Anúncios

Autor: Backpacking Two

Nos conhecemos em junho de 2006, começamos a namorar em agosto de 2006 e nos casamos em agosto de 2014. Apesar de nossas grandes diferenças, sempre partilhamos o amor por viajar e conhecer lugares novos. Juntos, já conhecemos mais de 20 países. Quem somos: BRENO, psicólogo, 30 anos, 27 países guardados na memória e no coração. WANESSA, advogada, 30 anos, 22 países guardados na memória e no coração. Nosso último grande mochilão foi pelo Sudeste Asiático com duração de 18 de novembro de 2014 a 12 de setembro de 2015.

Um pensamento sobre “12 coisas que não se deve fazer ao visitar a Tailândia

  1. Conselhos anotados!!!! Li coisas que em nenhum outro blog tinha visto!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s